About Where are the Eyes – Sobre Onde estão os Olhos

Vigilância é um tema de discussão emergente e de interesse internacional, sobretudo  a vigilância da Internet. Concordamos que este seja um tema importante,mas queremos expandir a discussão para incluir a vigilância física e a rede pervasiva de câmaras que nos cercam todos os dias. Acreditamos que o nosso direito à liberdade de expressão e reunião requer  compreender o ambiente em que nos expressamos e reunimos.  Para esse fim, construímos uma ferramenta que ilumina essas redes de vigilância e ajuda a informar os cidadãos sobre quando eles estão sendo observados.

 

Onde estão os Olhos” – (About Where are the Eyes) é um aplicativo de mapeamento distribuído. Cada usuário contribui com dados de localização sobre as câmeras que estão próximas, que são agregados em nossos servidores. Ao combinar informações da comunidade, podemos localizar as posições das câmeras de todo o mundo e enviar esses dados de volta para todos os nossos usuários. Nós periodicamente removemos do mapa os pontos de localização das câmeras que não têm sido vistas recentemente ou só foram vistas por uma pessoa. Isso aumenta a precisão do mapa, mesmo se as câmeras são movidas ou removidas.

Como usar: Onde estão os Olhos?

 

Em primeiro lugar, registre um nome de usuário conosco. Isto é usado para que possamos distinguir entre os diferentes usuários que viram uma mesma câmera.
Em seguida, baixe o app para iOS ou Android e digite seu nome de usuário nas configurações do aplicativo.
Isso ativa o mapa: um ponto azul representa a sua localização e as marcas vermelhas indicam os locais das câmeras ao seu redor.
Cada vez que você passar uma câmera nas ruas, pressione o botão “olho”. Quanto mais próximo estiver à câmara mais preciso nosso mapa será. Por favor, pressione o botão mesmo que a câmara já esteja em nosso mapa – quanto mais usuários verificarem que uma câmera existe, mais certeza teremos de que ela é real e mais preciso nosso mapa se torna.
Nota: Nosso mapa é muito mais preciso ao ar livre, onde você pode obter um sinal de GPS forte.

 

Quando exatamente é a minha localização enviada on-line?

 

Você regularmente nos envia uma localização bastante aproximada (sua latitude e longitude arredondado para números inteiros) para que possamos enviar de volta os locais de câmeras próximas. Isso é feito anonimamente e nós não registramos quaisquer coordenadas que recebemos.
Quando você pressiona o botão “olho”, você nos envia sua localização exata, juntamente com seu nome de usuário. É assim que podemos obter uma gravação precisa do local da câmera e dizer quando vários usuários verificaram a existência de uma câmera.
Note que seu nome de usuário é constantemente modificado no nosso servidor. Isto significa que podemos dizer se você já verificou a existência de uma câmera, mas alguém com acesso ao nosso banco de dados teria dificuldades em descobrir quais câmeras foram marcadas por um usuário específico.


Criminosos não vão usar esse app?

 

Os criminosos estão acostumados a procurar por câmaras. Na pior das hipóteses, nosso mapa só torna esse trabalho ligeiramente mais rápido, mas duvidamos que o mapa seja suficientemente preciso para ser de utilidade para eles. Acreditamos que os benefícios para o público superem facilmente as pequenas desvantagens potenciais.


Meus dados serão compartilhados?

 

Absolutamente não. Podemos divulgar publicamente algumas estatísticas sobre os pontos no mapa, tais como quantas câmeras foram marcadas no Brasil no mês passado, mas nunca compartilharemos informações de identificação pessoal.

Aviso legal

 

A Daylighting Society é uma organização sem fins lucrativos dedicada à construção de tecnologia para proteger a privacidade e a liberdade dos cidadãos. Nós somos programadores, artistas e loucos envolvidos na pesquisa sobre vigilância e segurança. Leia mais na página inicial Daylighting Society.


Informações extras

Onde estão os Olhos é uma ferramenta de detecção e evasão de vigilância. Juntos, você e outros usuários constroem um mapa de câmeras de vigilância para proteger ativistas, estudantes e outras minorias em situação de risco. Quando você passar por uma câmera, aperte o botão “olho”. Isto adicionará a câmara ao mapa ou verificará sua existência se já soubermos sobre ela.

Nota sobre anonimato:

Nosso esforço é para assegurar que seu nome de usuário não possa revelar os seus movimentos. No entanto, se você usar nosso aplicativo móvel sem marcar qualquer câmera, garantimos que seu nome de usuário nunca será enviado para o nosso servidor.
A sua informação pessoal nunca será voluntariamente compartilhada com terceiros. As informações são armazenadas de tal maneira que não sabemos os nomes de usuário de nossos usuários.

“Onde estão os Olhos” é um programa para detectar e mapear câmeras de vigilância. Nossa esperança é que Onde estão os Olhos seja amplamente adotado e usado para ajudar ativistas de duas maneiras:a aumentar sua consciência sobre vigilância e práticas autoritárias e a planejar seus movimentos.

O mapa é composto por três elementos: o cliente, o servidor e você!

Faça o download do cliente (para iOS e Android) e siga as instruções na tela de ajuda para se unir a nós!

play store

F-droid

Itunes

 

Artigo traduzido por desconhecido é encontrado aqui